top of page
Buscar
  • Foto do escritorInstituto Lipinski

OLHOS PODEM SER PORTA DE ENTRADA PARA O CORONAVÍRUS

Pandemia mundial, Covid-19 pode causar conjuntivite virótica segundo dados da Academia Americana de Oftalmologia





O Coronavírus jé atinge mais de 100 países em todo o mundo, com mais de 180 mil casos confirmados, milhares de mortos e uma alta taxa de contágio, que tem causado grandes problemas aos sistemas de saúde ao redor do globo. Considerado uma Pandemia pela OMS (Organização Mundial de Saúde), requer esforços coletivos para interromper esse ciclo e dificultar a disseminação do vírus. A prevenção é fundamental, por isso pessoas estão sendo orientadas a ficar em casa e evitar contato social. Mas por que isso é tão importante?

O Covid-19, assim como outras gripes e resfriados, é disseminado por gotículas de saliva que podem ser levadas ao rosto pelo ar (quando o contato é muito próximo) ou pelas mãos. Por exemplo, se uma pessoa contaminada espirra nas mãos e aperta a mão de outra pessoa, e esta, por sua vez, leva a mão ao nariz ou a boca, o vírus entra em contato com as mucosas e pode gerar o contágio. Recentemente especialistas do Conselho Brasileiro de Oftalmologistas declararam que os olhos também podem ser uma porta de entrada para o vírus, por meio da conjuntiva (membrana mucosa que cobre parte do globo ocular atrás das pálpebras), por isso a manter a saúde ocular e evitar levar às mãos aos olhos também é fundamental na prevenção contra o novo vírus.

Além de febre alta, falta de ar, tosse, dores no corpo e problemas respiratórios que podem evoluir para pneumonia, o SARS-CoV-2 também pode causar a conjuntivite virótica, segundo dados da Academia Americana de Oftalmologia. Um estudo do jornal de virologia mostra que de 30 pacientes hospitalizados com Covid-19 na China, um teve conjuntivite. Esse paciente tinha SARS-CoV-2 nas secreções oculares, o que sugere que o vírus infecta a conjuntiva e causa conjuntivite. Num estudo maior publicado na New England Journal of Medicine foram documentadas congestões conjuntivais em nove de 1099 pacientes com confirmação laboratorial de 30 hospitais na China.

Os médicos e funcionários do Instituto Lipinski estão preparados para atender possíveis infectados com o novo vírus. As principais medidas de precaução são fazer a triagem de pacientes com conjuntivite que também apresentam febre e sintomas respiratórios, como tosse e taquipneia, e que fizeram viagens internacionais ou que tenham familiares que retornaram do exterior, e podem representar casos de Covid-19; proteger boca, nariz e olhos quando cuidar de pacientes potencialmente infectados; e higienizar aparelhos e ambientes clínicos com álcool 70.

102 visualizações0 comentário
bottom of page